Neuroarquitetura Corporativa: o que é e como aplicá-la nos ambientes

Neste artigo, você vai entender o que é a Neuroarquitetura Corporativa e como aplicá-la nos ambientes. Continue a leitura!


Você já ouviu falar em Neuroarquitetura Corporativa? A Neuroarquitetura trata da utilização de princípios e propostas da neurociência, área da ciência que estuda o cérebro e seu comportamento, aplicada à arquitetura. Neste artigo, você vai entender o que é a Neuroarquitetura Corporativa e como aplicá-la nos ambientes. Continue a leitura!

A Neuroarquitetura Corporativa é uma inovação no mercado, visto que une neurocientistas e arquitetos/designers com o objetivo de entender como o cérebro se relaciona com os espaços.

Casas, locais de trabalho, escolas, etc. e suas configurações são estudados para entender como suas características podem afetar as emoções e os comportamentos daqueles que neles habitam e convivem. Algumas das características analisadas são os tamanhos, as cores, a iluminação e os móveis.

Com a Neuroarquitetura, os profissionais têm a possibilidade de projetar ambientes que levam em consideração muito mais do que a estética e a funcionalidade, mas também toda a dimensão humana.

 

Por que investir em Neuroarquitetura Corporativa

No que diz respeito ao uso da Neuroarquitetura em ambientes corporativos, é possível afirmar que essa disciplina oferece soluções projetuais que melhoram a produtividade e o convívio dos colaboradores de uma empresa, proporcionando mais bem-estar físico e mental.

A busca pelo aumento da produtividade, pela retenção de colaboradores e novos talentos tem gerado cada vez mais discussões em corporações de todas as áreas de atuação. Com isso, a Neuroarquitetura tem ganhado mais espaço, já que as empresas estão buscando ambientes positivamente estimulantes aos usuários.

Entre os principais benefícios que a Neuroarquitetura traz para o âmbito corporativo estão:

  • Motivação e bem-estar aos colaboradores por meio de ambientes mais híbridos, harmônicos, iluminados, colaborativos, com elementos que favoreçam a motivação, a saúde e o alívio do estresse.
  • Melhoria do desempenho do trabalhador, devido a espaços dinâmicos que fomentam a criatividade.
  • Integração e facilitação da comunicação, em consequência de ambientes que facilitem as relações interpessoais e a colaboração.

 

Pontos fundamentais da aplicação da Neuroarquitetura em escritórios

A aplicação da Neuroarquitetura em ambientes corporativos envolve muitos fatores, entre eles:

Iluminação natural

O cérebro e o corpo precisam de sol para a saúde, seja para a liberação de melatonina (hormônio responsável pela boa qualidade do sono), pela Vitamina D (para a proteção dos ossos), ou mesmo para o humor.

Visto que os colaboradores passam grande parte do dia dentro da empresa, é fundamental que ela possua uma entrada de luz natural eficiente. Um projeto de Neuroarquitetura Corporativa deve priorizar o acesso dos colaboradores à luz solar, seja por meio de grandes aberturas, da instalação das mesas de trabalho próximas a elas, entre outras técnicas.

Acústica

A acústica dos ambientes corporativos deve receber uma atenção especial. Isso porque os barulhos de um ambiente têm relação direta com o humor daqueles que o frequentam.

Trabalhar em um local confortável e sem poluição sonora é primordial para a concentração. Por isso, arquitetos e designers devem ficar atentos a essa questão, trabalhando com truques de isolamento acústico que proporcionem mais bem-estar aos colaboradores.

Cores

As cores têm uma influência direta no humor. Os tons pastéis, por exemplo, são indicados para locais de relaxamento. Os verdes e os azuis ajudam na criatividade. Tons vermelhos são ideais para trabalhos que exigem atenção aos detalhes. Já os amarelos solares e os laranjas revigorantes ativam a serotonina, hormônio que produz a sensação de bem-estar.

As cores também podem ser utilizadas para delimitar espaços de trabalho, por exemplo.

Olfato

Muitas pessoas se esquecem dele, mas o olfato está diretamente relacionado aos sentimentos. Quem nunca sentiu um cheiro que lembrou a infância ou algum momento especial da vida? É por isso que a Neuroarquitetura também considera o olfato.

Em ambientes corporativos, o ideal é que o odor seja o mais neutro possível, já que trata-se de algo muito pessoal, que pode agradar algumas pessoas e ao mesmo tempo causar mal-estar a outras.

Natureza

A natureza é uma grande aliada da Neuroarquitetura Corporativa. A presença de plantas em escritórios é mais do que uma tendência, ela aproxima as pessoas à natureza e estimula a sensação de bem-estar.

Por isso, pensar em um projeto de paisagismo eficiente e que seja sustentável ao longo do tempo é fundamental para um profissional de arquitetura/design. Jardins verticais, suspensos ou plantas no chão são algumas das opções.

Ergonomia

A Ergonomia trata da interação do indivíduo com o ambiente. Seu objetivo é aperfeiçoar a execução das atividades, proporcionando segurança, conforto e qualidade de vida aos trabalhadores.Trata-se de um conjunto  de regras e procedimentos que visam os cuidados com a saúde do profissional, dentro e fora do ambiente de trabalho.

A Ergonomia tem a intenção de prevenir acidentes, corrigir erros e diminuir riscos. Por meio da análise da postura, dos movimentos corporais, dos equipamentos usados e dos fatores físicos do ambiente de trabalho, ela busca promover a perfeita integração entre as capacidades e limitações do trabalhador, suas condições de trabalho e a eficiência do sistema produtivo.

Dessa forma, a Ergonomia é fundamental a Neuroarquitetura.

 

A Plaxmetal oferece o que há de mais avançado em ergonomia, design e tecnologia no mercado de cadeiras para escritório. Com mais de 30 anos de história, desenvolvemos uma ampla linha de produtos. Acesse nosso site e conheça!

Produtos Relacionados

Mais soluções

Onde comprar

Encontre um representante próximo de você

Buscar

© 2022 PLAXMETAL. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Desenvolvido por Akson.Studio
Pular para o conteúdo